PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

domingo, 12 de fevereiro de 2017

CROSP PRESTIGIA O 5º ENAT - ENCONTRO NACIONAL DE ASB E TSB

 
 
A quinta edição do Encontro Nacional de Auxiliares e Técnico em Saúde Bucal (ENAT), atraiu centenas de profissionais da área durante a sua realização no 35º Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo (CIOSP) e teve apoio total do CROSP - Conselho Regional de Odontologia de São Paulo..
Promovido nos dias 3 e 4, o evento contou com diversas palestras como “O Papel do TSB e ASB na atenção básica de saúde”, “Bioética e humanização em saúde”, “Segurança do paciente na linha cirúrgica”, entre outras.
Na abertura oficial do evento estiveram presentes o CEO do CIOSP, Marcos Capez, o presidente da Associação Paulista dos Cirurgiões-Dentistas (APCD), Adriano Forghieri e o próximo CEO do Congresso, Ueide Fontana.
Também participaram na ocasião, o organizador do ENAT, Edélcio Francisco Anselmo, o 1º e o 2º vice-presidente da APCD-Central, Juscelino Kojima e Antonio Tadeu Martins, respectivamente.
Esta é uma iniciativa muito importante e que realmente tem que permanecer em todas as edições do Congresso”, disse Capez.
A presidente da Câmara Técnica (CT) de ASB e TSB do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Elizabeth Gomes da Silva, também participou do ENAT. Ela salientou o fato de as palestras abordarem temas que valorizam os profissionais.
“A parte técnica e cientifica é tão importante quanto a que valoriza o auxiliar e o técnico dentro da equipe de saúde bucal”, comentou.
Ela que ministrou a palestra “ASB e TSB – Atuações diversificadas x crescimento profissional” contou um pouco sobre sua trajetória na profissão e destacou o trabalho da CT e o apoio do CROSP.
 
Presidente  e Secretário Geral do CROSP participam oficialmente encerramento do ENAT 2017
 
 
Para o encerramento do evento, o secretário-geral e o presidente do Conselho, Claudio Miyake e Marco Manfredini, respectivamente, deram seus depoimentos.
“Estamos sempre buscando atender as necessidades dos ASBs e TSBs. Nossa diretoria e a Câmara Técnica ficam à disposição para ajudar no que for possível, inclusive para trocar informações com os que são de outros estados”, apontou o presidente.
 
 
Ele ainda parabenizou a numerosa presença das ASB e TSBs no ENAT. “Quanto maior a qualidade na formação, maior será o fortalecimento e a valorização da nossa Odontologia”, acrescentou.
O secretário, Manfredini, ressaltou a importância na formação. “Temos uma preocupação com os cursos de ensino que são cem por cento à distância, pois não podemos imaginar a formação sem interação alguma com o paciente.”.
O secretário ainda elogiou a presença das participantes e destacou que a CT é mais um canal para aproximação entre o Conselho e os profissionais. 
 
 
Trajetória
Realizado pela primeira no Rio de Janeiro, o ENAT é um dos principais eventos direcionados aos auxiliares e técnicos em saúde bucal.
“Em 2013 como não foi mais possível fazer no Rio trouxemos para São Paulo. Primeiro fizemos uma edição em Santos e depois veio o convite para realização dentro do CIOSP, em 2015”, contou o organizador do encontro.
De acordo com Edelcio Francisco Anselmo, o sucesso do ENAT se deve às palestras ministradas por especialistas em saúde bucal e também profissionais auxiliares e técnicos.
“Além dos profissionais que atuam na formação, damos a oportunidade para que os técnicos e auxiliares relatem suas experiências e troquem informações com quem está na plateia assistindo”.
 
 
Para o organizador, a cada nova edição do ENAT é possível perceber uma valorização maior dos ASB e TSB. De acordo com relatos, os cirurgiões-dentistas que possuem clínicas estão percebendo o quanto vale a pena investir na contratação destes profissionais que contribuem muito para qualidade no atendimento”.

Um comentário:

  1. Foi um grande prazer em participar com grandes profissionais da Odontologia. Registrar cada momento foi inesquecível!! Parabéns!!! Sucesso a todos!!!

    ResponderExcluir