PESQUISE O BLOG DO PROFESSOR EDÉLCIO ANSELMO

sábado, 17 de dezembro de 2016

ANATO discute regulamentação da profissão, piso salarial e atribuição na realização de exames de raio-x

 

A Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos em Odontologia (ANATO) realizou entre 2 e 3 de dezembro, o seu encontro anual com entidades de classe. Na programação, o público presente pôde acompanhar palestras sobre temas pertinentes aos profissionais da área.

 “A Importância do TSB e ASB na saúde bucal e a regulamentação da Lei 11.889”, foi o título da palestra proferida pelo secretário-geral do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP), Marco Manfredini. Em sua fala ele destacou a necessidade da atuação dentro da legalidade e da ética.


 
 
Presidente da Comissão de Registro de TSB, ASB, TPD, APD e Laboratórios de Prótese do Conselho Federal de Odontologia (CFO) e conselheira do CROSP, Maria Lucia Zarvos Varellis, também marcou presença no encontro.
Para ela, a reunião foi importante para discutir questões que impactam na formação e na melhoria do exercício profissional. Ressaltou ainda como a ação conjunta das entidades e categorias fortalece a classe odontológica.
“A união entre as categorias, de cirurgiões-dentistas, auxiliares e técnicos em saúde bucal é de enorme importância para alcançar o nosso objetivo que é o bem da Odontologia”, apontou a Maria Lucia.
Já a presidente da Câmara Técnica de TSB e ASB do CROSP, Elizabeth da Silva, que coordenou uma das salas do evento, destacou entre os assuntos abordados, a reorganização da ANATO e a discussão sobre a atribuição de exames de raio-x em clínicas odontológicas.
“Foi um momento importante para debater temas de grande relevância como a questão da radiologia nas clínicas que vem sendo abordada em várias ocasiões”.


 
Outra pauta bastante discutida foi o piso salarial nacional. “Essa questão do piso é um assunto que está avançando. É sempre muito válido reunir essas várias entidades para abordar temas em benefício da categoria”, disse a vice-presidente da Associação Paulista dos Auxiliares e Técnicos em Saúde Bucal (APATESB), Valéria Aparecida Totola Martins da Silva.
Uma carta com o resultado de todas as questões apresentadas durante o encontro foi elaborada ao final do evento a fim de ser enviada as autoridades competentes. A coordenação do evento foi de Filomena Barros.

FONTE; INFORMATIVO CROSP

É importante registrar que, além dos representantes do CROSP marcaram  presença ainda nos debates pelo Estado de São Paulo, a TSB Aline Tabat - Presidente da 1ª Comissão de ASB e TSB de São Paulo e a TSB Valéria Totola, Vice-Presidente da APATESB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário